Disse Yeshua: E, conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará”
Yochanan 8:32

Muitas pessoas leem essa instrução do Messias e fazem suas próprias interpretações acerca do que seria a VERDADE dita por Yeshua, desprezando sua origem, sua língua matriz e seu propósito.
Algumas pessoas dizem (de maneira correta) que a VERDADE é o Messias, mas não sabem o motivo pelo qual Ele é a VERDADE.
Yeshua é um hebreu israelita da tribo de Yehudá (semita), por esse motivo, os conceitos e princípios utilizados por ele advém dos costumes, tradições e língua desse povo semita.
Yeshua, segundo registro de Mattityahu, disse o seguinte, no verso 17 do capítulo 5:

“Não pensem que vim destruir a Torá ou os Profetas. Eu não vim anular, mas trazer o entendimento correto (plenificar).”

Aqui vemos que Yeshua, segundo suas Próprias palavras, assumiu o papel de PLENIFICAR a Torá, pois nEle repousou essa VERDADE (Verbo/Palavra).
Mas o que é a VERDADE?
Dentro do hebraico – que é a língua oficial utilizada pelo povo Israelita e também a língua que a Torá e os registros dos profetas foram escritos, a palavra VERDADE é escrita da seguinte maneira אמת.

Para que se possa ler essa escrita em nossa língua, utilizamos a técnica de transliteração, que é a transformação das letras em hebraico para letras do nosso alfabeto latino. Sendo assim, podemos dizer que אמת é EMET.
NOTA: O hebraico, que é uma língua oriental, é lido da direita para esquerda, diferente das línguas ocidentais, que são lidas da esquerda para a direita. Mas, quando o hebraico é transliterado para as línguas ocidentais, segue-se a regra de leitura de nossa língua, sendo lido da esquerda para a direita.
O alfabeto hebraico é composto por 22 letras, sendo a primeira o ALEF א, no MEIO (não no meio exato, mas duas letras adiante, como dois passos) o MEM מ e a última letra o TAV ת, compondo assim, a palavra EMET אמת, que significa VERDADE. Assim, a própria formação da Palavra VERDADE em hebraico, indica que esta deve ter INÍCIO, MEIO que caminha em direção à conclusão e FIM (conclusão).

Sabendo disso, a pergunta que fica é: “Que VERDADE é essa que tem COMEÇO, MEIO e FIM (conclusão) e, que segundo Yeshua, devemos conhecer para que sejamos libertos?
O salmista – no capítulo em que menciona TODAS as 22 letras do alfabeto hebraico, no verso 142 (1+4+2 = 7), que está contido na repartição da letra TZAD צ (que, “coincidentemente” significa TRILHA; CAMINHO) da divisão desse capítulo – nos informa o seguinte:

“A Tua Justiça é uma Justiça Eterna, e a Tua Torá é a VERDADE.” Tehilim 119:142

ASSOCIANDO, identificamos que:
A palavra VERDADE em hebraico (אמת) é formada por 3 letras do alfabeto hebraico;
Essas 3 letras estão exatamente no COMEÇO, MEIO que direciona à conclusão e FIM do alfabeto;
Essa VERDADE que está sendo mencionada pelo salmista, está exatamente no capítulo em que constam as 22 letras do alfabeto (Tehilim 119);
Essa VERDADE está na repartição da letra que significa exatamente TRILHA/CAMINHO (Tzade);
A Gematria (cálculo matemático) do versículo em que se encontra essa VERDADE resulta em 7 (1+4+2), que é o valor que indica PERFEIÇÃO/CONCLUSÃO;

O salmista diz, claramente, que essa VERDADE É A Torá (INSTRUÇÃO; LEI) DO ETERNO.
Logo, com base nessas informações localizadas, podemos parafrasear a declaração de Yeshua da seguinte maneira:

“Conhecereis a Torá e a Torá, que é PERFEITA e que conduz pelo CAMINHO, vos libertará.” Yochanan 8:32

Para não restar dúvidas, a “Bíblia” orienta a obediência do homem à Torá (Instrução; Lei) do Eterno, desde a criação do homem, no INÍCIO (Bereshit), até o FIM dos tempos (Apocalipse).
Precisamos nos arrepender e fazer TESHUVAH, voltando para O CAMINHO DA VERDADE que é a Torá.

Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Yeshua respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Essa é minha missão, para isso fui chamado, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.
Yochanan 18:37-38

Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
Esse Espírito não repousa sobre qualquer um, mas somente nas pessoas que vivem na Verdade (cumprem os mandamentos da Torá) Esse Poder que não é uma pessoa, não age sozinho e precisa da “parceria” dos homens.
Diante disso percebemos que o Consolador ou Consoladores na verdade são pessoas.

Quem são as pessoas que cumprem os mandamentos da Verdade?
O POVO JUDEU
O povo judeu é o Consolador dos angustiados e perdidos através do seu testemunho e conselhos.
Yochanan 15:26

Yeshua dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Yochanan 8:31-32

Qual é a Verdade? O que é o Espirito de verdade? Qual é a palavra? Como a verdade nos faz livres?
O Cristianismo ensina que a verdade é que “Jes..” é “O Eterno”. Isto é o que dizem as Sagradas Escrituras?

Yeshua lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
Yochanan 7:16

Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Elohim (Poderoso), ou se eu falo de mim mesmo. Yochanan 7:17

É bom lembrar que isto foi o que o Eterno disse a Moshé acerca de Seu Filho

Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em Meu Nome, eu o requererei dele. Devarim 18:18-19
Também o Criador prometeu que colocaria o seu mover (Ruach) em nós.

E porei dentro de vós o Meu Ruach (Espírito), e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. Yechezkel 36:27
Para o que disse as Escritura que o Eterno colocaria Sua Presença (Ruach) em nós? Para fazer a Sua vontade e guardar Seus mandamentos!
O que foi que Eterno fez com Seu Filho?

Eis aqui o Meu Servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a Minha alma; pus o Meu Ruach (Presença) sobre ele; ele trará justiça aos gentios (Nações, povos). Yeshayahu 42:1

E para o que?
Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Elohim meu; sim, a Tua Torá (lei) está dentro do meu coração.
Tehilim 40:7-8

Para fazer a vontade do Eterno. E qual é a vontade dele?

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
Yochanan 15:10

Para guardar os mandamentos de Seu Pai!
São os mandamentos do Mashiach diferentes dos mandamentos do Seu Pai? Não! E porque?
Yeshua lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
Yochanan 7:16

Porque seu ensinamento é do Eterno e não Dele mesmo!
Tu estás perto, ó Eterno e todos os teus mandamentos são a verdade.
Tehilim (Salmos) 119:151

E o que acontece quando guardamos os mandamentos da Torá do Eterno?

E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos. Tehilim 119:45

Então o que acontece é que andamos em LIBERDADE!
Seus mandamentos não são difíceis de cumprir!
Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno hoje que ames a Eterno teu Elohim, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Eterno teu Elohim te abençoe na terra a qual entras a possuir.
Devarim 30:11-16

Porque este é o amor do Eterno: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. 1Yochanan 5:3

Andaremos em liberdade porque guardamos Seus mandamentos. Conhecereis a Verdade e a Verdade te fará LIVRE