“Em hebraico o valor numérico ou gematria da palavra “elohim” é igual ao da palavra “natureza”.
A Gematria é um método de estudo dentro do Sod >> סוד (Segredo), que transforma cada letra hebraica em um valor numérico. Pode ser associada à geometria sagrada. São métodos de leitura utilizados para entender um nível mais profundo e oculto da criação.
O que não aparece claramente na superfície ou na percepção imediata dos cinco sentidos, pode ser medido e calculado usando o sistema dos números. No caso da gematria, o método segue um sistema onde cada letra tem um determinado valor segundo o seu local do alfabeto hebraico.
Em hebraico a soma do valor numérico das letras de elohim (Alef [1], Lamed [30], Hei [5], Iud [10], Mem [40]) é = 86.
Natureza se escreve Hatêva em hebraico (Hei [5], Tet [9], Beth [2], Áin [70)], que também apresenta também a soma = 86.
Nesse caso, um sábio da Kabbalah, Rabino Ashlag, nos ensina que elohim representa a força interna e oculta da natureza. É a essência divina da natureza. A gematria nos ajuda a transcender essa separação e enxergar a ligação espiritual entre esses dois conceitos.
Podemos dizer que elohim é a “alma” da natureza, enquanto as forças físicas dela, percebidas por nós como chuva, neve, montanhas, tempestades, etc… representam as manifestação física dessa alma — ou seja, o seu “corpo”.
Em outras palavras: o divino está aqui na natureza. A gematria é um instrumento que tira uma camada da ignorância e afasta o véu que esconde o mundo da verdade.