A Gematria é um sistema de números utilizado dentro da Kabalá que atribui um valor numérico a cada letra do alfabeto hebraico.
Embora a Gematria não seja um “ritual” em si no sentido de uma cerimônia física, ela é uma ferramenta judaica e meditativa usada em leituras codificadas.
O valor numérico de uma palavra ou frase é obtido somando-se os valores de suas letras individuais.
Kabalistas buscam conexões ocultas no texto sagrado (Torá) comparando o valor numérico de diferentes palavras. Se duas palavras ou frases tiverem o mesmo valor, isso sugere uma relação profunda ou um significado partilhado.

Exemplo:
A palavra hebraica para Ahavá אהבה “Amor” e para “Unidade” têm ambas o valor 13, ensinando que “Amar é Ser Um” (unidade).
É frequentemente aplicada aos Atributos do Eterno e as Sefirot (emanações divinas na Árvore da Vida) para obter insights sobre a criação do universo e a natureza do Divino.
A prática é vista como um meio de ir além do significado literal do texto (o Pshat) para acessar um nível mais profundo e codificado de compreensão (Sod – Segredo), elevando o estudo a uma forma de contemplação profunda.
A Gematria é o cálculo que transforma palavras e frases em números para revelar os códigos ocultos e as interconexões com outros textos e na Criação e no texto sagrado.

Introdução à Gematria