SHEMÁ YISRAEL ADONAY ELOHEINU ADONAY ECHAD
Ouve, ó Yisrael, O Eterno é Nosso Elohim! O Eterno é Um!
Em voz baixa:
BARUCH SHEM KEVOD MALCHUTÔ LEOLAM VAED
Bendito seja O Seu Nome e O Seu Glorioso Reino por toda a eternidade.
VEAHAVTÁ (AMARÁS)
E amarás Ao Eterno teu Elohim de todo o teu coração e de toda a tua alma e de todo o teu poder. E estarão permanentemente, no teu coração, estas palavras que hoje te recomendo. E as ensinarás diligentemente a teus filhos e falarás a respeito das mesmas quando estiveres sentado em tua casa e quando estiveres andando pelo teu caminho; quando te deitares e quando te levantares. E atarás como sinal na tua mão, e serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas.
VEHAIA (SE OUVIRDES)
E acontecerá se diligentemente ouvirdes os meus mandamentos que vos ordeno hoje – para amar o Eterno, vosso Elohim, e servi-Lo de todo o vosso coração e de toda a vossa alma e darei chuva na vossa terra na estação própria, a temporã e a serôdia; e recolhereis vosso grão, e vosso mosto e vosso azeite. E darei erva nos vossos campos para o vosso gado, comereis e vos fartareis. Guardai-vos, porém, de que vosso coração não vos engane, e vos desvieis, e sirvais outros deuses e os adoreis. Então acenderá o furor do Eterno contra vós, e fechará os céus para que não haja chuva e a terra não dará mais o seu produto, e perecereis rapidamente, fora da boa terra que o Eterno vos dá. E poreis estas minhas palavras nos vossos corações e nas vossas almas e as atareis como sinal nas vossas mãos, e serão entre vossos olhos como frontais. E as ensinareis a vossos filhos, falando nelas quando vos sentardes na vossa casa, quando andares pelo vosso caminho, quando vos deitardes e quando vos levantardes. E as escrevereis nas ombreiras da vossa casa e nas vossas portas. Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos sobre a terra que o Eterno jurou a vossos pais que a daria a eles – como os dias dos céus sobre a terra.
VAIOMER (E FALOU)
E falou o Eterno a Moshé dizendo: Fala aos filhos de Yisrael e dize-lhes que façam franjas nos cantos de suas vestes, por suas gerações; e nas franjas dos cantos porão um cordão azul celeste. Ser-vos-á por franjas e as vereis, e vos recordareis de todas as prescrições do Eterno, e as fareis, e não seguireis após inclinações dos vossos corações e dos deleites dos vossos olhos, após os quais vós outros andais pecando. Para que vós possais lembrar, e cumprais todas as minhas ordenações e assim sejais santificados a Elohim. Eu sou o Eterno, vosso Elohim, que vos tirei da terra do Mizraim para vos ser por Elohim. Eu sou O Eterno vosso Elohim.
“O Eterno vosso Elohim é verdadeiro”.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.
Devarim 6:6,7
Como e quando recitar o Shemá?
O Shemá deve ser recitado com calma, pausadamente e pronunciando bem as palavras, sem pressa, com muito amor, zelo e reverencia Ao Eterno, Kadosh Baruch Hu.
Recitamos o Shemá que é uma Brachá (Benção) de cura interior.
Ao recitar a primeira frase do Shemá, coloque a mão no rosto, na altura dos olhos. O Shemá deve ser recitado sempre vestido.
Shalom Aleichem (Paz Plena a todos).