Diante de tanta heresia apresentada pelos gentios de nossa geração, decidi escrever esse pequeno estudo, a respeito de porque o Mashiach Maior deveria ser um homem comum, isso na sua primeira vinda e não alguém com “poderes especiais” ou com “vantagens sobrenaturais” diante dos outros homens.
Tudo começa no Éden aonde o casal primogênito da criação decidiu desobedecer um mandamento do Eterno.
Os ensinos orais ensinam que o primeiro casal não foram os únicos a serem criados mas existiram após eles 140 pessoas (70) casais. A prova as vezes ignorada nos textos escritos provam, já que Kayin depois do seu exílio foi para a terra de Node chamada.
וַיֵּצֵא קַיִן, מִלִּפְנֵי יְהוָה; וַיֵּשֶׁב בְּאֶרֶץ-נוֹד, קִדְמַת-עֵדֶן.
“Então saiu Kayin da presença do Eterno, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.”
יז וַיֵּדַע קַיִן אֶת-אִשְׁתּוֹ, וַתַּהַר וַתֵּלֶד אֶת-חֲנוֹךְ; וַיְהִי, בֹּנֶה עִיר, וַיִּקְרָא שֵׁם הָעִיר, כְּשֵׁם בְּנוֹ חֲנוֹךְ.
“Conheceu Kayin a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enok. Kayin edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enok.”
O que a maioria não consegue perceber devido a manipulação mental feita pelos ditos entendidos da escritura, entre eles teólogos, pastores etc.
A verdade é que a teologia tomou o lugar do povo que detém os oráculos (Judeus) diante dos gentios incautos. Somente dentro do povo da Aliança você recebe algumas das informações que serão passadas aqui.
Adam e Chavá na sua condição (homem e mulher) não foram criados pelo Eterno, mas formados depois do pecado.
Ele criou um “Ser de Luz” que tinha as duas naturezas, a feminina e a masculina juntas dentro de si, somente após o pecado Chavá foi separada de Adam.
Segue o texto no hebraico:
וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים, נַעֲשֶׂה אָדָם בְּצַלְמֵנוּ כִּדְמוּתֵנוּ; וְיִרְדּוּ בִדְגַת הַיָּם וּבְעוֹף הַשָּׁמַיִם, וּבַבְּהֵמָה וּבְכָל-הָאָרֶץ, וּבְכָל-הָרֶמֶשׂ, הָרֹמֵשׂ עַל-הָאָרֶץ.
“E disse Elohim: Façamos Adam à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.”
ברשת
Bereshit 1:26
Nesse texto toda a criação irradiava a Luz infinita do Eterno, ou seja toda a existência.
Antes do pecado a Luz (Adam e Chavá) participaram de toda a criação, mas esse assunto é para outro estudo.
Basicamente O Eterno não criaria um ser cheio de defeitos como é o ser humano.
A “Luz” (Adam) morreu após o pecado e a escuridão tomou conta de toda a criação.
Diante disso a chessed ou misericórdia do Eterno se manifestou pela primeira vez trazendo à vida novamente a Luz, agora em forma de homem mortal ou alma vivente.
Após o pecado os céus e a a terra passaram a se separar e a partir dali o sopro (Ruach/Espírito) soprou sobre a criação.
וְכֹל שִׂיחַ הַשָּׂדֶה, טֶרֶם יִהְיֶה בָאָרֶץ, וְכָל-עֵשֶׂב הַשָּׂדֶה, טֶרֶם יִצְמָח: כִּי לֹא הִמְטִיר יְהוָה אֱלֹהִים, עַל-הָאָרֶץ, וְאָדָם אַיִן, לַעֲבֹד אֶת-הָאֲדָמָה.
“…não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque O Eterno não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra.”
ו וְאֵד, יַעֲלֶה מִן-הָאָרֶץ, וְהִשְׁקָה, אֶת-כָּל-פְּנֵי הָאֲדָמָה.
“Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.”
ז וַיִּיצֶר יְהוָה אֱלֹהִים אֶת-הָאָדָם, עָפָר מִן-הָאֲדָמָה, וַיִּפַּח בְּאַפָּיו, נִשְׁמַת חַיִּים; וַיְהִי הָאָדָם, לְנֶפֶשׁ חַיָּה.
“E formou o Eterno Adam do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.”
ברשת
Bereshit 2:5-7
A partir do ato da morte de Adam após o pecado e ressurreição o Eterno “traçou” o plano de redenção e conserto de toda a humanidade, primeiramente por Adam que ao ser ressuscitado teve a sua parte feminina separada passando a ser chamada de mulher.
כא וַיַּפֵּל יְהוָה אֱלֹהִים תַּרְדֵּמָה עַל-הָאָדָם, וַיִּישָׁן; וַיִּקַּח, אַחַת מִצַּלְעֹתָיו, וַיִּסְגֹּר בָּשָׂר, תַּחְתֶּנָּה.
“Então o Eterno Elohim fez cair um sono profundo sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma dos seus lados, e fechou a carne em seu lugar;”
כב וַיִּבֶן יְהוָה אֱלֹהִים אֶת-הַצֵּלָע אֲשֶׁר-לָקַח מִן-הָאָדָם, לְאִשָּׁה; וַיְבִאֶהָ, אֶל-הָאָדָם.
…e do lado que o Eterno Elohim lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.
ברשת
Bereshit 2:21-22
וַיֹּאמֶר יְהוָה אֱלֹהִים, לֹא-טוֹב הֱיוֹת הָאָדָם לְבַדּוֹ; אֶעֱשֶׂה-לּוֹ עֵזֶר, כְּנֶגְדּוֹ.
“Disse mais o Eterno: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.”
יט וַיִּצֶר יְהוָה אֱלֹהִים מִן-הָאֲדָמָה, כָּל-חַיַּת הַשָּׂדֶה וְאֵת כָּל-עוֹף הַשָּׁמַיִם, וַיָּבֵא אֶל-הָאָדָם, לִרְאוֹת מַה-יִּקְרָא-לוֹ; וְכֹל אֲשֶׁר יִקְרָא-לוֹ הָאָדָם נֶפֶשׁ חַיָּה, הוּא שְׁמוֹ.
“Da terra formou, pois, o Eterno todos os animais o campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome.”
ברשת
Bereshit 2:18-19
Você deve estar se perguntando mas é o Mashiach aonde entra nesse contexto, me acompanhe.
Após o pecado Adam e Chavá que nao eram ainda seres humanos perderam a Luz, eles pecaram no 4° dia após o primeiro Shabat ou seja no 11° dia após o início da criação.
Dentro dos códigos ocultos a gematria 11 é vista como desordem já que o 10 é a perfeição e o 12 também
וַיַּחֲלֹם עוֹד חֲלוֹם אַחֵר, וַיְסַפֵּר אֹתוֹ לְאֶחָיו; וַיֹּאמֶר, הִנֵּה חָלַמְתִּי חֲלוֹם עוֹד, וְהִנֵּה הַשֶּׁמֶשׁ וְהַיָּרֵחַ וְאַחַד עָשָׂר כּוֹכָבִים, מִשְׁתַּחֲוִים לִי.
“Teve Yossef outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim.”
ברשת
Bereshit 37:9
A “diminuição” dos 12 filhos de Yaakov para 11 Bereshit 37.33-34, trouxe perda e desintegração temporária da família patriarcal.
וַיַּכִּירָהּ וַיֹּאמֶר כְּתֹנֶת בְּנִי, חַיָּה רָעָה אֲכָלָתְהוּ; טָרֹף טֹרַף, יוֹסֵף.
“Ele a reconheceu e exclamou: A túnica de meu filho! uma besta-fera o devorou; certamente Yossef foi despedaçado.”
לד וַיִּקְרַע יַעֲקֹב שִׂמְלֹתָיו, וַיָּשֶׂם שַׂק בְּמָתְנָיו; וַיִּתְאַבֵּל עַל-בְּנוֹ, יָמִים רַבִּים.
“Então Yaakov rasgou as suas vestes, e pôs saco sobre os seus lombos e lamentou seu filho por muitos dias.”
Na verdade mesmo que você não perceba vivemos um tempo ou uma dimensão espelhada, aonde o tempo não anda pra frente, mas sim para trás.
Após o chamado do Filho do Homem no 4° milênio tudo está caminhando para que o Plano inicial do Éden interrompido pelo pecado tenha a continuidade estipulada pelo Eterno.
Acredito que todos saibam que Yeshua HaMashiach era conhecido como o 2° Adam mas nenhum gentio consegue explicar porque pois as informações na escritura não são claras, somente um judeu detém a plenitude dessas informações.
O plano de redenção ou conserto criado pelo Eterno NÃO PODE ser a partir de alguém que tenha divindade, ou pré existência mas sim de alguém com a natureza caída do pecado.
Da mesma forma que o 1° Adam que tinha a sua imagem ou essência de luz caiu para a condição humana, alguém deveria voltar a recuperar essa luz da sua condição humana.
O primeiro Adam pecou é morreu o segundo Adam não teve pecados imputados, vencendo a natureza pecaminosa podendo então ser o primogênito da Luz.
Ao vencer a condição caída ele está recuperando a condição de luz que tinha sido perdida lá no Éden.
Quando Yeshua HaMashiach disse que era a Luz do mundo ele estava falando de um tempo futuro já que as palavras dos Profetas são atemporais.
“Falando novamente ao povo, disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Yochanan 8:12
“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;” Mattityahu 5:14
Yeshua HaMashiach foi um homem comum, teve a natureza pecaminosa, ele pecou algumas vezes por conta da vida e esses pecados não lhe foram imputados.
O Eterno chamou um homem comum que provou que é possível viver na justiça e vencer essa natureza que carregamos, é possível vencer a Yetzer Hará (má inclinação) se vivermos dentro das regras de justiça e moral estipuladas por Ele (Torá).
De repente você discorda com o que foi apresentado e diz que Yeshua teve traços divinos, é pré existente ou nasceu de uma virgem, lhe pergunto quais provas você tem para apresentar dentro da Torá ou Profetas?
O mais grave dessas crenças mentirosas não é acreditar nelas mas fazer do Eterno um TRAPACEIRO aonde ele passaria por cima de todas as suas regras universais por ele criadas, para consertar um erro que o homem não seria capaz de consertar.
Você acredita em um Elohim injusto e trapaceiro?
“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.” Tehilim 126:5-6
Um dia todos nós sem exceção vamos morrer, pois esta natureza na qual nascemos não é eterna, mas se vivermos dentro dos parâmetros da Torá da mesma forma que Mashiach viveu então seremos ressuscitados para a Glória como ele foi.
“Digo verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas, se morrer, dará muito fruto.” Yochanan 12:24